O “Muro” da Robustez: Da Evolução Genética ao Capital Real (QQQ D1)
0 respostas
Mario
7 meses atrás #292725
Olá a todos,
Abro este tópico com uma intenção clara: gerar um debate técnico de alto nível sobre o passo final de uma estratégia antes de designar o capital real. Meu objetivo é aprender com a experiência dos veteranos dessa comunidade que estão operando com sucesso, evitando o caminho habitual dos “cursos caros sem garantias”. Prefiro o “conhecimento de código aberto”.
Meu contexto atual: Estou trabalhando há algum tempo com o StrategyQuant X Ultimate (Build 143). Meu foco atual é a Evolução Genética (4 ilhas) buscando estratégias multi-símbolo/multi-TF, centradas principalmente no QQQQ no timeframe D1.
Para garantir a qualidade do dado, utilizo a assinatura do Norgate Data (Platinum) e filtro os dados do SPY (Shift 1) para regime de mercado. Ele decidiu eliminar o Monte Carlo do Builder para acelerar a geração e mover essa carga de processo para o Retester.
O Problema / O Experimento: Agora estou enfrentando o desafio de processar lotes massivos (purga em massa de +10.000 estratégias) e sinto que estou chocando contra um técnico de cristal em relação aos critérios de robustez.
Tenho dúvidas específicas que não consegui resolver em meus testes e gostaria de saber como os traders profissionais abordam isso aqui:
Monte Carlo em Builder vs. Retester: Ao mover o MC para o final do processo (Retester) para não ralentizar a evolução genética, você está perdendo “genes” valiosos pelo caminho? Ou é melhor filtrar a “base” primeiro por SQN/Estagnação e só aplicar o estresse (MC) aos finalistas?
Filtros de Estancamento (Estagnação) em D1: Para estratégias de QQQQ D1, qual % de tempo em estancamento é considerado uma “faixa roxa” imediata? Às vezes, descarto estratégias que passaram anos planejando, mas depois explodem, e não sei se estou sendo muito rigoroso ou muito negligente.
Validação real: Qual é o seu teste de fogo definitivo? Além do OOS (Out of Sample, fora da amostra), qual é a métrica que faz com que você diga “a esto le meto mi dinero”?
Não busco configurações regaladas, busco entender a lógica de filtragem que separa os amadores dos profissionais.
Qualquer contribuição, crítica ao meu fluxo de trabalho ou conselho será bem-vinda. Esperamos que esta mensagem seja uma referência de valor.
Gracias.
0