PC para StrategyQuant X
1 resposta
Thomas
8 meses atrás #292353
Olá a todos,
Estou planejando comprar um novo PC especificamente para o StrategyQuant X e gostaria de receber algumas opiniões de pessoas que tenham experiência com diferentes CPUs em cargas de trabalho reais do SQX. Especialmente MC, Parameters e Walk Forward.
No momento, estou decidindo entre três opções de hardware e tentando entender qual delas faz mais sentido:
- Intel Core Ultra 9 285K -> 24 núcleos (3,2 / 5,7 GHz) 128 GB de RAM DDR5 (3160$)
- Dual Xeon Gold 6122 -> 40 núcleos (1,8 / 3,7 GHz) 256 GB de RAM DDR4 (1390$)
- Dual Xeon Gold 6252 -> 48 núcleos (2,1 / 3,7 GHz) 256 GB de RAM DDR4 (2000$)
Todos os sistemas acima são estações de trabalho Lenovo. As que têm CPUs Xeon são hardware usado (6 a 8 anos de idade) e a que tem Ultra 9 295k é nova.
Qual deles você recomendaria mais para o StrategyQuant?
Perguntas:
- O StrategyQuant X é bem dimensionado com muitos núcleos/threads ou o desempenho de um único thread e a latência da memória são mais importantes?
- Alguém já executou o SQX em sistemas dual-socket/NUMA e notou algum problema ou benefício?
- Como esses sistemas se comportam sob carga total contínua e longa (trabalhos de vários dias)?
- Alguma opinião sobre eficiência (desempenho por watt) e custos operacionais?
- Há alguma vantagem real da RAM ECC para o SQX?
- Olhando para trás, você escolheria muitos núcleos mais lentos ou menos núcleos mais rápidos para o SQX hoje?
- Alguém precisou ajustar as configurações do JVM para obter um bom desempenho em sistemas dual-Xeon?
- Na prática, como o StrategyQuant X utiliza os núcleos P da Intel em comparação com os núcleos E?
- Há algum problema conhecido de JVM ou de agendamento com CPUs híbridas da Intel?
- Uma CPU AMD com núcleos uniformes teria um desempenho melhor ou mais consistente para o SQX?
O melhor,
Thomas
1
sbecm
7 meses atrás #292693
Olá,
Embora eu não possa responder diretamente a todas as suas perguntas, talvez minha experiência possa ajudar.
O StrategyQuant X é bem dimensionado com muitos núcleos/threads ou o desempenho de um único thread e a latência da memória são mais importantes?
Sim, é bem dimensionado. No entanto, o desempenho de um único núcleo e a latência da memória são importantes.
Comecei com um amd threadripper 1950x (16core) e 32gb ddr4.
Meu computador atual é um amd 7700x (8core) e 32gb ddr 5.
Em termos de desempenho, eles são praticamente iguais, portanto, um computador mais novo com metade dos núcleos é igual ao meu computador mais antigo.
Lembro-me de que houve algumas conversas sobre os núcleos P da Intel em relação aos núcleos E. Pessoalmente, eu escolheria a Amd para que isso não fosse um problema.
No momento, estou sempre ficando sem memória. Para mim, 64 GB seria o mínimo, mas eu tentaria usar pelo menos 96/128 GB.
Compare os benchmarks multithread entre as CPUs amd modernas e as CPUs intel multicore mais antigas, e você poderá se surpreender.
Quando dei uma olhada rápida, o novo amd 16core estava superando alguns desses sistemas mais antigos, além de não consumir tanta eletricidade.
No próximo computador, eu escolheria um Amd de 16 núcleos e 2 x 48 GB de RAM.
0
Visualizando 1 resposta (de um total de 1)