Resposta

Momentum de negociação

6 respostas

coensio

Cliente, bbp_participante, comunidade, 106 respostas.

Perfil da visita

4 anos atrás #241478

Isto é algo totalmente diferente do que fazemos com o SQX, mas também muito interessante (se automatizado) e ainda relacionado ao comércio em geral.

A princípio, vou acrescentar honestamente que não tenho experiência prática em comércio do tipo momentum e não sei se isto pode ser aplicado a outros mercados, no entanto, gosto muito desta idéia em particular, uma vez que ela se baseia em dependências econômicas mundiais "eternas", entre os EUA e o resto do mundo, ganância e medo e dinheiro. Ela tem um preconceito fundamental muito forte.

Esta idéia é chamada de Momento duplo.

Há algum tempo, enquanto ouvia um podcast, aprendi sobre a estratégia comercial (de investimento) de "dupla dinâmica" a longo prazo. É uma forma muito interessante e extremamente simples de "bater" o mercado e pode ser ideal para comerciantes ocupados, pois requer apenas alguns minutos de seu tempo por mês!
O cérebro por trás disso está: Gary Antonacci
Website: http://www.optimalmomentum.com

A idéia é explicada aqui:
https://vimeo.com/164047189

Podcast (você precisa pular os primeiros 5min para chegar à discussão em inglês):
https://www.youtube.com/watch?v=rahV0NaUZY4

As regras são bastante simples. Todos os meses precisamos analisar o desempenho mais recente (últimos 12 meses) das ações dos EUA (como S&P500), títulos (ou dinheiro fora do mercado) e mercados mundiais (como MSCI World ex USA Index). A versão simplificada deste algo tem apenas duas etapas:

1. Momento absoluto: Analisar o desempenho das ações dos EUA (big-cap) nos últimos 12 meses. Se o desempenho das ações americanas for < 0, então coloque seu capital em títulos.
2. Momento relativo: Se as ações dos EUA estão tendo um bom desempenho (>0) nos últimos 12 meses, então compare o desempenho das ações dos EUA com o mercado mundial global (ex. EUA) e coloque seu dinheiro no índice de melhor desempenho.

1+2 = "Dual momentum" (momento duplo)

Exemplo de backtesting interativo usando VFINX (US index 500) VGTSX (International index) e VFINX (Bonds, out of market asset)
https://www.portfoliovisualizer.com/test-market-timing-model?s=y&outOfMarketAsset=VBMFX&endYear=2019&movingAverageType=1&windowSize=12&timingModel=6&startYear=1998&assetsToHold=1&multipleTimingPeriods=false&outOfMarketAssetType=2&symbols=VFINX+VGTSX&singleAbsoluteMomentum=true&absoluteMomentumAsset=VFINX&rebalancePeriod=1&benchmark=VFINX

A estratégia original está de novo testada desde 1950:
http://www.optimalmomentum.com/gem_trackrecord.html

Alguém tem alguma experiência com isto ou algo similar?

 

 

Esta é uma falsa afirmação.

0

coensio

Cliente, bbp_participante, comunidade, 106 respostas.

Perfil da visita

4 anos atrás #241479

P.S. Atualmente estou menos disponível, meu tempo de PC é limitado 😉

Esta é uma falsa afirmação.

0

hankeys

Cliente, bbp_participant, community, sq-ultimate, 487 respostas.

Perfil da visita

4 anos atrás #241484

seleção de estoque...isto não é para iniciantes

Você quer ser um algotrader lucrativo? Começamos a usar o software StrateQuant no início de 2014. Atualmente, temos um grande know-how para criar EAs para todos os tipos possíveis de mercados. Compartilhamos esse know-how, aplicativos, ferramentas e também todas as estratégias finais com traders reais. Se você quiser se juntar a nós, preencha o formulário FORMULÁRIO.

0

coensio

Cliente, bbp_participante, comunidade, 106 respostas.

Perfil da visita

4 anos atrás #241492

seleção de estoque...isto não é para iniciantes

Apenas para ser claro, a idéia original do "duplo impulso" é baseada em índices globais, não em um único método de "coleta de estoque".

Basicamente, estamos comparando a economia dos EUA com a economia mundial e usando dinheiro/obrigações/tarifas de juros como nossa fuga para a "segurança", fora do mercado.

A única escolha necessária é encontrar um instrumento global adequado, como uma ETF ou algo semelhante.

 

Tenho experiência no ranking de desempenho de ações semanalmente com base na dinâmica dos preços.

Por mais dinâmica que a negociação, é um tópico muito amplo, talvez este ou algo semelhante, poderia ser adaptado a outros instrumentos = a segunda parte desta discussão. Pergunto-me se alguém já usou algo semelhante no passado.

Esta é uma falsa afirmação.

0

coensio

Cliente, bbp_participante, comunidade, 106 respostas.

Perfil da visita

4 anos atrás #241500

Uau, esse desempenho de retaguarda parece ótimo! Alguma idéia de como uma coisa dessas poderia ser incorporada no SQ? Poderia ser feito em Algobuilder se não fosse o programa principal?

Sim, também me surpreende a relação entre simplicidade e desempenho deste método e o fato de que ele tem uma forte razão fundamental para ser válido. A parte do impulso absoluto poderia ser facilmente programada no algowizard ou mesmo no modelo de geração de estratégia, uma vez que se baseia apenas na validação do desempenho de determinado ativo durante os últimos X meses. (B.T.W. o trabalho de Gary indica, que o valor de X deve estar em algum lugar entre 6 e 12 meses). Ele diz que também tem maneiras inteligentes de selecionar o valor adequado de X... Eu recomendo assistir a sua apresentação e ouvir o podcast (= ótimo material).

Não sei como modelar o momento relativo no SQX, já que isso exigiria alguma ação transversal, por isso acrescentei essa tarefa há algum tempo:

https://roadmap.strategyquant.com/tasks/sq4_4740

Por favor, votem a favor.

Portanto, basicamente, para o ponto 2. Eu simplesmente compararia cada índice global por impulso relativo ou força relativa e então colocaria meu dinheiro no índice de melhor desempenho? Pergunto-me qual seria o resultado se um hedge fosse construído: assim, o 20% superior seria comprado e o 20% inferior seria vendido.

Como entendi, neste método a economia dos EUA é sempre dominante, e deve ser validada primeiro usando seu impulso absoluto durante X meses. Se o desempenho da economia dos EUA for <0, então não faz sentido usar o impulso relativo e comparar o desempenho entre os EUA e o mundial, porque os EUA ainda são a maior economia e, quando isso acontecer, é apenas uma questão de tempo e a economia mundial também se envolverá nos problemas. Lembra-se onde a crise de 2007 começou? (Grande curta-metragem é um grande filme...btw).

Assim, sua idéia 20% top parece muito interessante, mas temo que assim você sempre terá um desempenho de impulso absoluto de >0, então você estará sempre 'no mercado' = por isso não haverá razão para fugir aos títulos/faturas. No entanto, ainda é muito interessante vê-la novamente testada. Por exemplo: top 20% S&P500 vs MSCI ex US.

 

 

 

 

 

Esta é uma falsa afirmação.

0

coensio

Cliente, bbp_participante, comunidade, 106 respostas.

Perfil da visita

4 anos atrás #241840

Portanto, se você pesquisar no Google aqui e ali, encontrará alguns comerciantes que tentaram melhorar esta idéia original, introduzindo o "duplo impulso acelerado". Basicamente, a idéia é baseada em tomar um impulso médio dos últimos 3, 6 e 12 meses em vez de olhar apenas para um período fixo de 12 meses. Abaixo de um 150 anos atrás da estratégia comercial acelerada versus a dupla dinâmica original (GEM):

aceleração do duplo impulso

Veja também o link a seguir:

https://www.quantopian.com/posts/accelerating-dual-momentum-150-year-backtest

Neste site há um código fonte (em Python) fornecido para esta estratégia específica, juntamente com um backtester interativo para aqueles que querem brincar com o código.

Seria bom se alguém pudesse traduzi-lo para uma linguagem fácil para TS 😉

 

 

Esta é uma falsa afirmação.

0

clonex / Ivan Hudec

Cliente, bbp_participant, comunidade, sq-ultimate, colaborador, autor, editor, 271 respostas.

Perfil da visita

4 anos atrás #241863

Pois isso seria necessário para implementar

  1. Portfolio trading em mais de 1 instrumento; Mas este recurso seria ótimo para testar algos em uma cesta de mercados ( isto é bem implementado em quantshare, https://www.quantshare.com/ ).
  2. Capaz de classificar instrumentos ( função de classificação )

Eu também estou votando.

0

Visualizando 6 respostas - 1 até 6 (de um total de 6)