Resposta

Ryzen 3900x e 3950x - como corrigir as altas temperaturas de carga

3 respostas

Insanidade82007

Assinante, bbp_participante, cliente, comunidade, 30 respostas.

Perfil da visita

3 anos atrás #260194

Recentemente, comprei um sistema Ryzen 3900x com 32 GB de RAM para gerar estratégias. É uma ótima configuração e consigo fazer muita coisa com ela! 🙂

Pesquisei bastante e tive alguns problemas com a configuração de tudo, então pensei em compartilhar minhas experiências com aqueles que pretendem criar uma configuração semelhante para o SQX.

Inicialmente, porém, tive problemas com altas temperaturas de carga e queria compartilhar algumas informações com aqueles que estão pensando em usar as CPUs Ryzen de última geração para criar estratégias SQX.

Pesquisei bastante antes de comprar o equipamento e me concentrei especialmente em manter a temperatura da CPU baixa. Analisei muitas análises de gabinetes e de resfriamento a água AIO.

No final, continuei com meu velho e confiável gabinete Silverstone Raven 2 e decidi optar pelo resfriamento a ar. Embora meu Raven 2 tenha cerca de 10 anos de idade, em muitas análises ele foi, de longe, o gabinete mais legal ainda no mercado porque a Silverstone é a ÚNICA fabricante de gabinetes no mercado que orienta a placa-mãe em 90 graus. Isso significa que os plugues da placa-mãe, da placa de vídeo e da placa de som ficam na parte superior do gabinete, e não na lateral, como de costume.

O gabinete vem com 3 ventoinhas de resfriamento muito grandes na parte inferior do gabinete e empurra o ar para fora da parte superior, usando um efeito do tipo chaminé, e funciona muito melhor do que a maioria dos outros designs de gabinete, pois aproveita ao máximo o conceito de termodinâmica e empurra todo o calor crescente diretamente para fora da parte superior do gabinete, em vez de ter problemas como a cabeça da GPU subindo para a ventoinha de resfriamento da CPU. Grande vitória.

Se eu tivesse optado por um gabinete mais moderno, teria tido temperaturas até 10C mais altas, o que teria anulado o ganho de 5C a 10C que eu teria obtido com o uso de um AIO, o que foi um gasto desnecessário.

No final, optei pelo Noctua NH-D15, que é um resfriador a ar gigantesco e tem sido a solução de resfriamento a ar mais fria do mercado há algum tempo. Não só a CPU se beneficia muito com esse grande cooler, mas os VRMs e a RAM também recebem um bom ar frio.

Mesmo com tudo isso (ou se eu tivesse optado pelo AIO), ainda tive problemas de resfriamento. Quando configurei tudo pela primeira vez, minhas temperaturas de carga ainda estavam entre 68C e 75C, o que me incomodou bastante, mesmo que isso esteja supostamente dentro das especificações.

Fiz algumas pesquisas e descobri que, por algum motivo, como essas CPUs e as placas-mãe X570 / B550 / X470 ainda são tecnologias relativamente novas e têm muito a amadurecer, os fabricantes de placas-mãe geralmente sobrecarregam a CPU.

Pesquisei um pouco mais e acabei encontrando esses dois vídeos, que me ajudaram MUITO:

https://www.youtube.com/watch?v=Ssuqhyqah2k

https://www.youtube.com/watch?v=2wM3obN2pAE

Agora, configurei minha CPU para 3,9 Ghz para todos os núcleos / threads e a voltagem da CPU para 1,125v usando o Ryzen Master e minhas temperaturas de carga nunca passam de 50C e estou MUITO mais feliz com isso e ainda estou gerando estratégias sobre o 95% tão rápido quanto antes, mas com configurações muito mais seguras!

0

ivan

Assinante, bbp_participant, comunidade, 236 respostas.

Perfil da visita

3 anos atrás #260232

O fato de alguns fornecedores de placas-mãe elevarem as configurações padrão para competir entre si é uma prática antiga e não se limita à AMD, mas isso não é generalizado e só ocorre com chipsets mais caros

Quanto às temperaturas, o 3900X é apenas 4 a 5 °C mais quente do que o 3700X (que eu tenho) e sua configuração é muito simples, não é um desafio intelectual ou logístico: um gabinete mini ATX moderno e compacto com resfriamento a ar.

O 3950X, por outro lado, funciona cerca de 10 °C mais quente do que o 3900X e o resfriamento líquido é obrigatório, exceto talvez apenas nos países nórdicos ou em casas com ar condicionado no verão

chipsets de nível básico, como o B550, são mais do que adequados para esse trabalho específico

Timisoara, Romênia
3900X 3,8 Ghz 12 núcleos, 64GB RAM DDR4 3000Mhz, Samsung 970 EVO Plus M.2 NVMe

0

geektrader

Customer, bbp_participant, community, 524 replies.

Perfil da visita

3 anos atrás #260302

"O 3950X, por outro lado, funciona cerca de 10 °C mais quente do que o 3900X e o resfriamento líquido é obrigatório, exceto talvez apenas nos países nórdicos ou em casas com ar condicionado no verão"

 

Estou executando meu 3950X com overclock(!) e resfriamento a ar com um Dark Rock 4 Pro sem problemas 24 horas por dia, 7 dias por semana, com SQ e até mesmo LinPack Extreme ou Prime95, e nunca chego a > 80°C (95°C é o limite para essa CPU). Portanto, o resfriamento a líquido NÃO é necessário - não se ouve mais esse absurdo, pois a maioria dos modernos resfriadores a ar está no mesmo nível dos resfriadores a líquido e até mesmo supera alguns deles (basta ver exemplos e testes no YouTube).


🚀 Unlock Your Edge in Automated Forex Strategy Development 🚀

Historical Forex Data Starting From 1987, 28 Pairs, M1, 99% Error-Free, Lifetime Free Updates

0

ivan

Assinante, bbp_participant, comunidade, 236 respostas.

Perfil da visita

3 anos atrás #260311

O motivo por trás do que eu disse (algo que não inventei pessoalmente, mas que li de técnicos mais experientes e das instruções oficiais dos fabricantes de placas-mãe) é proteger não o processador em si, mas os capacitores sólidos na placa-mãe e/ou na placa gráfica. Eles têm uma vida útil de aproximadamente 22 anos a 65C constantes e apenas 2,5 anos a 83 - 85C

Timisoara, Romênia
3900X 3,8 Ghz 12 núcleos, 64GB RAM DDR4 3000Mhz, Samsung 970 EVO Plus M.2 NVMe

0

Visualizando 3 respostas - 1 até 3 (de um total de 3)